Descrição:
Daqui do alto sente-se a frescura! O Altitude da Duorum procura expressar o carácter único do Douro Superior, transportando-nos para uma imagem panorâmica das nossas vinhas de cota alta, que proporcionam vinhos frescos, frutados e vibrantes e constituem um refúgio para a biodiversidade local.
O ano vitícola foi mais um ano atípico. O inverno foi quente e chuvoso, a Primavera muito quente e seca, e o Verão moderadamente quente e com chuvas no mês de junho e setembro. Foi um ano que, ao inverso do sucedido em anos anteriores, ficou registado como pouco seco, chegando as vinhas ao período de maturação em excelente estado de hidratação. Consequentemente, as uvas brancas apresentavam maior e melhor nível de acidez e frescura aromática. Castas Gouveio, Arinto e Rabigato Vindima Manual em caixas de 15 Kg.
As uvas são arrefecidas durante 24 horas e posteriormente prensadas, sem desengace, em prensa pneumática para preservar os aromas. Após a decantação inicia-se a fermentação a baixa temperatura, que decorre lentamente durante 30 dias. Estágio sobre a borra fina durante 5 meses.
Cor amarelo dourado, aroma intenso a limão maduro, ananás e ligeiras notas tropicais. Fresco e elegante na boca com final longo.